O Projeto Paulo Freire realiza encontro de DRP e PI e promove resgate histórico das comunidades

   

Conhecer a realidade das famílias da comunidade, como vivem e produzem, fazer um resgate histórico. Este foi o objetivo do DRP – Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade de Pedra Vermelha, no município de Arneiroz, nessa terça e quarta-feira, 20 e 21 de fevereiro. O diagnostico foi feito com as comunidades de Saco da Serra , Poço da Lama, Pedra Vermelha, Lagoa dos Rodrigues, Estreito, Jordão , Serra Verde, Banana e São Luís.  O encontro é uma das etapas do Projeto de Assessoria Técnica da Cáritas Diocesana de Crateús – Projeto Paulo Freire que tem financiamento do Governo do Estado do Ceará e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

No primeiro dia de encontro às famílias discutiram sobre o dia a dia dos moradores e moradoras, fizeram uma linha de tempo que contemplava a história das comunidades. Ainda no encontro, agentes Cáritas puderam conhecer mais sobre as comunidades, o que conhecem das políticas públicas e qual a expectativa com o projeto Paulo Freire.  Já no segundo dia do DRP as famílias e os agentes Cáritas fizeram uma caminhada pela comunidade para conhecer como vivem as famílias, a infraestrutura, o açude, o meio ambiente, os quintais produtivos.

Desde o inicio do mês de fevereiro as comunidades de Arneiroz que são acompanhadas pelo Projeto Paulo Freire estão recebendo agentes Cáritas para a realização do Diagnóstico Rural Participativo.

Além disso, algumas comunidades já estão na etapa do Plano de Investimento (PI), no qual começam a construir o plano de investimento produtivo na comunidade. Como é o caso das comunidades  de Cachoeira Grande, Sanharol, Barra do Urubu, Remanescente, Bálsamo,  Irapuá, Delgado, Barra do Trapiá que se reuniram nessa terça-feira, 20 de fevereiro para a oficina de Plano de Investimento. As famílias se reuniram na comunidade Barra do Trapiá em Arneiroz. 

                                           

 

Com informações de Mirna Sousa

Fotos: Agentes Cáritas