Projeto Paulo Freire promove a preparação do Festival de Juventudes Territoriais

O papel da juventude no campo resulta fundamental para o desenvolvimento sustentável e para o diálogo entre diferentes culturas e realidades presentes nas comunidades rurais. Promover este papel, fortalecer as capacidades dos jovens é o objetivo dos Festivais de Juventudes Territoriais. O evento de preparação para os festivais conta com a participação de jovens dos quatro territórios do estado acompanhados pelo Projeto Paulo Freire, equipes de ATCs (Assessoria Técnica Contínua) do Projeto, educadores populares, SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário, FETRAECE, Sindicatos Rurais, ASSOCENE, dentre outros parceiros. A ação tem como objetivo promover a integração, construir e dialogar sobre a conjuntura das realidades das juventudes rurais dos quatro territórios acompanhados pelo Projeto Paulo Freire.

 

A Caritas Diocesana de Crateús, enquanto ATC no território dos Inhamuns, na presença de Daniela Cavalcante Coordenadora pela Caritas de um dos lotes do projeto Paulo Freire e Soraya Cindy, técnica de campo, estão participando da oficina preparatória junto às outras organizações. Nos primeiros dias de julho se encontraram na EFA da Ibiapaba em Tianguá para discutir os detalhes junto às juventudes. Para Daniela Cavalcante “Resistência foi a palavra de ordem, pois foi a base das discussões do evento. Mas não a resistência por se só, mas o ato de resistir e lutar da juventude do campo por seus direitos e anseios. E como isso é gratificante em poder contribuir neste processo”.

Durante esta oficina preparatória, jovens das comunidades da Aldeia Fidélis em Quiterianópolis e Oiticica em Tauá estiveram presentes nos momentos para a garantia dos processos de discussão e preparação do festival territorial dos Inhamuns que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de julho em Tauá. “Esta oficina foi muito importante pois foi possível descobrir mais, aprender mais de forma divertida e trabalhar a agroecologia”, comentou a Índia Tabajara da Aldeia Fidélis Livania Rodrigues.

Por Daniela Cavalcante e Lorenza Strano

Fotos: Daniela Cavalcante